Curanderias da arte em tempos de ebulição
Em tempos de ebulição, como guerras, revoluções, tragédias sociais, regimes autoritários ou em outras experiências como a que vivemos hoje, de uma pandemia; o campo da arte sempre foi um dos primeiros a sofrer as consequências; obras queimadas, artistas perseguidos, sobrevivência minguada e vozes caladas são feridas e ataques constantes. No entanto, devido a sua natureza contestadora, transgressora e resiliente, também sempre foi uma das primeiras atividades humanas a se reerguer e a se reinventar num processo de autocuranderia. Aqui estamos, em um novo processo de ebulição, para novamente buscarmos nossos unguentos pós-modernos em prol de nossas curandeiras.
A Semana do Curso de Licenciatura em Artes Visuais será realizada no mês de outubro entre os dias 26 e 30, por meio virtual, em plataformas diversificadas, prioritariamente no Suit Google, redes sociais e sites institucionais.
A programação é composta por três conferências, que dialogam com os três eixos formativos do curso: Arte, Ensino, Pesquisa, em tempo real, com convidadas de outras instituições e artistas; quatro webinários em tempo real mediado por professores ou estudantes do CLAV; oficinas preparadas em plataformas AVA (Ambiente Virtual de Atividades), promovidas por professores, estudantes e artistas; evento de abertura, exposição virtual e live com intervenção artística no encerramento.
A organização virtual das atividades de nossa Semana é motivada pela defesa incondicional da vida perante o momento de calamidade pública, o que nos exige pensar outras formas de manter nossas atividades. Mas, com igual importância, nos demanda a preocupação de assegurarmos uma educação de qualidade, onde não compreendemos outra forma de ensinar/aprender que não seja de forma presencial, respeitando nossas especificidades e nosso Plano Pedagógico de Curso - PPC.
As inscrições para participação na semana serão realizadas no site do evento e redes sociais do evento até 23 de Outubro de 2020. Os participantes receberão certificados.