Edital Exposição

EXPOSIÇÃO EM MONTAGEM ! ABERTURA DIA 26 às 19h

Curanderias e Ebulições

LISTA DE SELECIONADAS E SELECIONADOS


Afrokaliptico (Rio Grande - RS)

Bartira Dias (Crato -CE)

Cinira d'Alva (Fortaleza- CE)

Danny Joia (Fortaleza - CE)

Eduardo Saraiva (Juazeiro do Norte - CE)

F.A.D.A. (Forças Armadas da Arte) (Brasília -DF)

Francisco Aurélio de Souza Pereira (Barbalha - CE)

Gabi Assusção (Rio Grande - RS)

George Lucas (Crato - CE)

Igor Martinez (Brasília - DF)

Julia Arbex ( Niteroi - RJ)

Levis (Fortaleza- CE)

Luciano Landim (Barbalha - CE)

Marina de Botas (Fortaleza- CE)

Mônica Coster (Rio de Janeiro - RJ)

Naná Blue (Fortaleza - CE)

Nayana Camurça (Fortaleza- CE)

Paulo Bruno (Barbalha - CE)

Rogê (Juazeiro do Norte - CE)

Sara Costa (Juazeiro do Norte - CE)

Filipe Alves (Nova Olinda - CE)

Thaís de Campos (Fortaleza - CE)

Vita da Silva (Crato - CE)

Wellington Soares Gomes (Crato - CE)

Zzui Ferreira (Olinda - PE)





CRONOGRAMA

Inscrições: de 01 /10 a 19 /10

Seleção: de 20/10 a 22/10

Divulgação dos selecionados: 23 /10

Montagem: de 23/10 a 25/10

Abertura: 26 outubro




Dúvidas ou problema nas inscrições: exposicao.artesvisuais@urca.br

Apresentação


A III Semana de Artes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Urca, a ser realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, contará com a Exposição Curanderias e Ebulições, mostra virtual de Artes Visuais para a qual serão selecionados e expostos pelo menos 20 trabalhos, nas diversas linguagens das artes, sejam realizados em meios digitais, suportes analógicos ou produções híbridas. Independente do meio realizado o trabalho será exposto por meio de imagens, sons ou apresentações ao vivo unicamente em plataformas digitais.

O tema da III Semana de Artes, Curanderias da arte em tempos de ebulição, não deve se fazer como delimitante dos trabalhos apresentados, mas como um norte de pensamento para o recorte curatorial pretendido. A exposição se propõe a olhar para como os artistas vêm pensando o mundo atual através de suas produções, ao mesmo tempo em que suas existências se apresentam transfiguradas em registros, para um público cada vez mais tocado, agora quase que apenas, por seus rastros imagéticos, textuais ou sonoros. Enquanto isso, as circunstâncias do isolamento nos trazem percepções inauditas sobre a experiência de presença. Nesse contexto, o ato de criar pode ser profilático contra a iminência do contágio pelo fato extraordinário, mas pode também, deixar-se contagiar.

Sob essa perspectiva, serão feitos recortes curatoriais no processo de seleção, de modo a organizar núcleos de pensamentos em torno do tema do evento.

Objetivos


  • Apresentar um recorte da produção artística contemporânea frente ao momento político/ sanitário que enfrentamos, criando espaços para um diálogo poético em torno de ebulições sociais;

  • Aproximar olhares dos estudantes do curso de artes visuais da URCA e dos demais artistas do Cariri com o de artistas das mais diversas regiões do país e mundo.

  • Aproximar os fazeres de curanderias populares e criações artísticas que olhem para experiências da cura, nas suas mais diferentes versões e relações.

  • Possibilitar que a III Semana de Artes Visuais seja, além de um espaço de ensino e aprendizagem, um lugar de fruição artística e de acesso a diversidade de produções em artes em diferentes plataformas virtuais.

  • Contribuir para a visibilidade e divulgação dos trabalhos dos participantes.

Quesitos para inscrição


  • Poderão se inscrever artistas brasileiros, estrangeiros, alunos e ex-alunos do Centro de Artes Visuais da URCA.

  • As inscrições serão recebidas e apresentadas unicamente por meio digital;

  • Os trabalhos apresentados não precisam ser inéditos, mas devem ter sido realizados a partir de janeiro de 2018;

  • Como a mostra será realizada unicamente em formato virtual, pede-se atenção para a qualidade das imagens apresentadas, caso trate-se de registro fotográfico de trabalhos analógicos bi ou tridimensionais, originalmente.*

  • Cada participante poderá inscrever até três trabalhos, lembrando que em caso de séries, dípticos ou trípticos, compõem um só trabalho.

  • Cada trabalho deverá ser enviado em uma nova ficha de inscrição. Em caso do artista enviar mais de 3 trabalhos, serão consideradas as primeiras inscrições.


*Observação: Caso haja necessidade, a comissão de seleção poderá requisitar o envio de imagens complementares, ou sugerir nova composição, enquadramento ou agrupamento das imagens, em se tratando de trabalhos compostos por elementos múltiplos, de modo que os trabalhos melhor se adequem às plataformas que contamos;